sexta-feira, 15 de abril de 2011

DIÁRIO DE BORDO

Depois de ter apresentado as minhas amigas chegou a hora de apresentar as viagens que a "Oportunidade" e a "Facilidade" aquelas, que conheci na Alemanha continuavam a nos oferecer. Claro que não é possível apresentar todas que fizemos, mas pelo menos as que mais marcaram, faço questão de deixar registrado aqui para compartilhar com vocês. Neste capítulo te convido a fazer um cruzeiro a bordo de um "gigante" pelo mar mediterrâneo. Adiei por muito tempo o sonho de fazer um cruzeiro por medo de enjoar, mas aí fiquei sabendo que pelas águas do mar mediterrâneo, o navio navegava como um maestro navega pelo som de sua orquestra: tranquilo, compassadamente e sempre. A viagem é longa e talvez o capítulo fique muito comprido, mas tenho certeza que depois que você desembarcar do meu cruzeiro vai querer embarcar em seguida no seu próprio cruzeiro.

 
Durante o nosso cruzeiro o MSC ORCHESTRA, (nome do navio) efetuou os seguintes percursos: Veneza, Bari, Katakolan, Éfeso, Istambul, Dubrovnik e de Dubrovinik de volta para Veneza. Saímos de Viena na Áustria, de carro por volta das sete da manhã e chegamos a Veneza na Itália, por volta das duas da tarde. Falo Viena na Áustria e Veneza na Itália, porque é muito comum o meu povo "trocar as bolas": "Iram lá em Veneza onde você mora, tem mesmo canguru?" Como se não bastasse, ainda confundindo a Áustria com Austrália. Bom chegando lá, o navio já estava ancorado a nossa espera. Colocamos o carro no estacionamento do porto, fizemos o "check-in" e fomos dar um passeio pela cidade.



Sábado, cinco da tarde. Embarcamos no "Orchestra" com a mesma euforia que Leonardo de Cáprio embarcou no seu "Titanic", só que o meu "Orchestra" não ia em direção aos icebergs, ia rumo à Grécia, Turquia e Croácia. A emoção foi inevitável ver aquele "gigante" equivalente a um prédio de nove andares estremecer os corações dos passageiros com sua buzina ensurdecedora, enquanto lentamente saia pelo canal principal de Veneza. Centenas de pessoas no deck acenavam, fotografavam e filmavam a nossa partida. Não nego. As lágrimas caíram. Para mim só aquela saída já bastava pela beleza vista e a emoção sentida.
.





Com tanta novidade, não dava nem pra perceber que o navio já andava em direção à Bari. Era hora de conhecer um pouco da parte interna do "gigante" e principalmente as cabines. Para as crianças pegamos uma cabine interna, mas maridinho fez questão de pegar uma externa com varanda para nós dois. E da varanda, tomando um vinho ou não, podíamos apreciar o pôr do sol, as paisagens, o infinito e principalmente, a nossa chegada em cada porto.



Escadaria do teatro

Academia com vista única
As águas do mar realmente eram tão mansas, que dava a impressão que o navio navegava pelas águas de um imenso lago. Dormi segura e sem medo e só acordei com o "Bom dia" do céu azul de Bari.

Domingo. Em Bari desembarcamos de manhã cedo. O passeio pela cidade foi rápido, pois ainda tinha muita coisa para conhecer no navio. As 14.30 partimos para Grécia pelas águas tranquilas da costa de Apúlia. Deixamos o mar Adriático e entramos no mar Jônico ao lado das ilhas de Cefalônia. Huuuuum! Sabida, heim! Sei disso tudo porque todos os dias, a gente recebia um jornalzinho explicando todo o roteiro da viagem, e o melhor, na nossa língua. Cada povo recebia o jornal na língua do seu país. Organização nota 10.

Segunda-feira, 7.30 manhã chegamos a Katakolan na Grecia. Comecei a gostar daquelas manhãs diferentes. Acordar e abrir as cortinas do meu quarto e ver que estava em lugar diferente, língua diferente, país diferente para fazer coisas diferentes, era a glória.

Em Katakolan o que se tem de mais atrativo é Olímpia, o lugar onde foi cede dos primeiros jogos olímpicos da história. No navio a movimentação era intensa, pois àquela noite era a noite de gala. À noite em que o comandante dá as boas-vindas aos seus ilustres passageiros. E enquanto a festa rolava, outro comandante comandava o "gigante" em direção à Izmir. E quem não estava a fim de receber boas-vindas, tinha mil e uma opções de lazer para escolher. Eu preferi ir ao teatro. Teve gente que preferiu ir à discoteca, outras pessoas foram para os cassinos, outras ouvir música ao vivo no palco da recpção, outras preferiram contar as estrelas no deck do navio, outras só queriam sentar e relaxar nos diversos ambientes confortáveis e espalhados por todos os andares do navio. Enfim, ninguém podia reclamar da falta do que fazer, pois isso tinha demais e para todos os gostos. Saciados, dormimos para acordar em  Izmir. Ta vendo, como isso era legal? Eu achava o máximo! Ficava torcendo pra amanhecer logo, só pra ter o gostinho de abrir as cortinas e ver a surpresa do dia seguinte.

Terça-feira em Izmir. Lá abandonamos o navio e fomos de ônibus até a uma cidade muito antiga e muito conhecida pelas histórias da Bíblia. A cidade de Éfeso. Contam que por lá, apóstolo Paulo e seus discípulos andaram pregando o que muitos não queriam ouvir. Numa dessas pregações, Paulo foi preso e na prisão escreveu as epístolas aos éfesos. Contam também que foi para lá que João Evangelista levou Maria, mãe de Jesus, para protegê-la após a morte de Cristo e ali ela passou seus últimos sete anos de vida. A suposta casa em que Maria morou, é esta da primeira foto. A segunda é o anfiteatro onde Paulo pregou o evangelho. No meio de tantas ruínas, as histórias mortas do passado deles pareciam ressuscitar no meu presente.
Quarta-feira, seis da manhã. Por um bom motivo a batida do meu coração me acordou avisando que já estávamos em Istambul, à cidade pela qual eu escolhi o roteiro deste cruzeiro. O prazer de abrir as cortinas do meu quarto foi ainda maior. O café da manhã a bordo de uma imagem como essa ficou mais gostoso.

Esta ponte é a Ponte de Bósforo que liga o lado europeu e asiático a maior cidade turca. O que tem de mais importante pra conhecer em Istambul é a Mesquita azul, a Basílica de Sta Sofia, o Gran Bazar, o Palácio de Topkap e o antigo centro do poder muçulmano. É uma cidade encantadora que exibe a sua beleza a esses dois continentes maravilhosos.



Dali o navio começava a voltar para Veneza e tínhamos a noite toda de quarta, o dia e a noite de quinta só pra curtir o navio. E antes que você me pergunte o que fazer esse tempo todo dentro de um navio? Respondo que muita coisa. Começando pela noite de quarta. Nessa noite fizeram uma linda festa no deck com muitas músicas, danças, brincadeiras e muita comida e bebida, que aliás, comida era o que mais tinha nesse cruzeiro.

Quinta-feira. De ressaca, muita gente preferiu passar o dia de quinta nas piscinas pegando sol, no "spar" fazendo massagens ou descansando para os diversos shows que aconteceriam logo mais a noite. E além desses shows, os organizadores de eventos se preparavam para eleger a "Miss" do navio Orchestra. No salão principal do navio, onde tem o palco, várias pessoas se reúnem depois do jantar para morrer de rir da turma da animação. Eu estava lá quando fui surpreendida por alguém que me puxava para concorrer a "Miss Orchestra". Quis morrer, mas a família, que quer mais é que eu pague "mico" me empurrou num vai vai sem fim, que acabei indo. Também não nego que as outras candidatas, muito    me encorajaram. Éramos trinta de diversas nacionalidades, mas para a final só restaram a brasileira, a americana e a italiana. O que eu tive que fazer para ganhar o título eu não conto, poi o post ficaria maior do que já estar. No quesito beleza, sem comentários, né? e nos demais, também tirei de letra.
E enquanto a Americana rezava e italiana fazia pose pra ganhar, eu já me sentia a Miss do Orchestra. Aí foi só aplausos, faixas, bolos, champanhe, brinde e continência por onde eu passava. Foi muito divertido. Qualquer coisa, eu me valia do meu poder e perguntava: Você sabe com quem você estar falando?
                              Com a "Miss Orchestra." Olha o respeito!


Eu nunca me diverti tanto. Nunca tinha sorrido tanto de mim mesma. Como é bom rir de si mesmo. Depois dessa farra toda fomos dormir lamentando, que só nos restava mais um dia daquela semana intensa, gostosa e diferente.

Sexta-feira. Cedo chegamos a Dubrovnik, uma cidade da Croácia que fica entre o mar e a montanha. Ela é cercada por uma enorme muralha e para se ter uma boa visão da cidade, o melhor a fazer é subir essa muralha para contemplar la de cima a sua beleza esplendorosa.


Sábado. Infelizmente o nosso magnífico cruzeiro chegou ao fim. E sinceramente vamos guardar conosco boas lembranças do tempo passado a bordo. Curtimos muito. Foi tudo muito precioso, porém o que de mais precioso teve nessa viagem foi a convivência com as nossas filhas. Foi ter tempo de prestar mais atenção nelas, ver que Ingrid e Michelle se dão tão bem, ver que cresceram, mas que ainda precisam muito da gente. Juntos, eu e o pai admiramos muito a minha, a dele, as nossas filhas. E mesmo quase não vendo a Bruna, pois essa ficava a maior parte do tempo no clubinho das crianças, também curtimos muito a nossa caçula.

É, mas não acabou por aí. O resto conto no próximo capítulo.
















17 comentários:

  1. Não bastasse a descontração de uma viagem dessas com a família a bordo de um navio de cruzeiro, a Iranzita ainda tem o poder de ostentar uma bela faixa de rainha! Te mete com ela agora!!!

    ResponderExcluir
  2. Iram, conta aí pra gente o que vc fez pra virar miss.... não deixa a gente no mistério. Apesar de que acho que foi por beleza mesmo!!! Heheheh! Bjo.

    ResponderExcluir
  3. Miss Iranzinha
    Vamos ver se com esse seu post consigo convencer o maridex a fazer o cruzeiro, ou não, peraí... vai que não me elegem miss. Pensando bem, vamos deixar para depois, hehe.
    Linda seleção de fotos.
    Bjs
    Lu

    ResponderExcluir
  4. Coisa mais linda Iram!
    Isso é um cruzeiro de sonho, com passagem por locais com tanta história e beleza.
    A Croácia é linda...
    Gostei,

    Bj

    Rui Pires - OLHAR D'OURO - Portugal
    http://lamegoimage.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  5. Que cruzeiro maravilhoso Iram.
    Cada lugar encantador, e a suposta casa que Maria morou, essa com certeza eu iria amar conhecer.
    Tudo lindo!!!!! Amei!!!!!
    Beijokas miss Orchestra,rs. E não demora não para contar o resto.

    ResponderExcluir
  6. Querida amiga Iram!
    Porque não me levou cv?
    Eu não daria trabalho nenhum, não! Com minha cadeira de rodas electrica cvou para, quase todos os lados. Tomo banho sozinho, me visto sozinho, como e me sirvo sozinho! Sou quase independente! Nessa viagem eu teria uma grande conquista! A conquista de uma viagem que nunca vou ter! Hummmmmmm...rsrs.

    Um beijo grande e bom final de semana.

    ResponderExcluir
  7. Amiga que lindoooooooooo
    que cruzeiro maravilhoso
    e essa vc na escada um me lembrou o Titanic
    pela beleza
    felicidades
    lindo final de semana
    bjsssssss

    ResponderExcluir
  8. Me senti dentro do navio!
    Quando se fala em concurso de beleza...brasileira ganha disparado!
    Parabéns. Mas tem que contar como ganhou.
    Espero ansiosa a continuação.
    Bjos e bom final de semana.

    Posso pedir um favor?
    Tem um blog que acompanho já faz um tempo e estou dando uma mãozinha. Ele não é meu.
    Estou convidando seguidores.
    Posso contar contigo?

    ResponderExcluir
  9. Mamma mia!
    Mas o que é isso, amiga? Fiquei extasiada! Estou com um cruzeiro planejado para Agosto, que sai de Copenhague e vai até a Rússia, e vc me deixou com mais vontade de ir....o navio parece q é esse ....vou conferir!
    Bjssss e ótimo final de semana!

    ResponderExcluir
  10. Boa tarde Iram!

    Muito obrigado pelo carinho deixado no Alma!

    Que delicia de fotos- da vontade de não ser tão provinciano... rs

    Fui a São Paulo e ja fiquei bestificado com o tamanho, sou de Petrópolis regiao serrana do Rj.

    Enfim... muito bom de alguma fazer parte desse sonho!

    Seja bem vinda em meu blog e espero que volte!

    Tenha um ótimo fds!

    Beijo!

    ResponderExcluir
  11. Querida Iram,

    Estou bem sim, me entendendo melhor, já que não posso modificar o acontecido.
    Amei a descrição dessa viagem maravilhosa. Sua forma de contar história é cativante, nos prende a leitura. Vamos combinar que viver uma viagem dessas é de sonhos.
    Bjão e bom fds

    ResponderExcluir
  12. Iram,

    A vida deveria ser uma «Orquestra» permanentemente vivida....

    Mas ao menos que não seja um Titanic já não é mau...

    Oxalá os icebergues se afstem da gente boa...

    ResponderExcluir
  13. eta vidinha mais ou menos amiga!!!!
    rsrsrs
    beijos!

    ResponderExcluir
  14. Ai miss , por isso gosto d eminhas amigas são todas famosas rsrrs lindo seu cruzeiro e sabe que tenho o mesmo medo de enjoar, e a casa a suposta casa de maria , quero muito conhecer bjs e não demore tanto para postar rsrsr bjs

    ResponderExcluir
  15. Conheço Veneza ... e é um local maravilhoso.

    Quanto à tua viagem, deve ter sido inesquecível. Adorei as fotos.

    Este é o meu cantinho de fotografia. http://photoessencia.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  16. IRAM conheço alguns desse lugares maravilhosos tb por ter feito umcruzeiro mas no royal carebean adorei, mas acima de tudo a ilha de corfu na grecia é linda de morrer
    kis .=)

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...