segunda-feira, 9 de maio de 2011

ISRAEL UM SONHO MEU

  "Então Maria seguiu para Belém e lá nasceu Jesus o filho de Deus." Eu ouvia atentamente dos meus pais essas histórias, enquanto pensava que não seria tão impossível conhecer esse cenário, afinal o Pará não era tão longe do Maranhão assim... "Mas aí filha, passado muito tempo, esse mesmo filho de Deus foi crucificado em Jerusalém..." Bom, aí já ficou um pouquinho mais complicado, pois na minha cabecinha, Jerusalém era um lugar inatingível. E foi por muito tempo, mas nunca deixei de sonhar que um dia pudesse conhecer um desses lugares das histórias da minha infância, mesmo sabendo que essa Belém, não era tão pertinho do Maranhão como eu imaginava.

A "Oportunidade" me deu duas chances: uma quando eu ainda estava na Alemanha, mas devido o perigo que rondava por lá na época, agradeci e adiei o sonho. A outra foi daqui de Viena. Quando soube que só eram três horas de voou não acreditei. O medo de voar e o medo das bombas que diziam que explodiam por lá tentaram me intimidar, mas fui mais forte. Lembro-me de quando estava no taxi indo para o aeroporto com maridinho, liguei para um amigo e disse que fizesse tudo que eu estava determinando, caso nos explodissem. Ele morreu de rir, me deu uma bronca, mas levou a sério.

Me senti mais tranquila em Israel do que no Brasil. Primeiro fomos à Tel Aviv, a segunda maior cidade de Israel. Pensava encontrar gente enrolado em panos brancos ou pretos e até mesmo, gente calçada em sandália "Boa Samaritana". Legal foi a surpresa de encontrar pessoas de biquíni, shorts, cangas, camisetinhas nas praias. E que praias! Encontrei gente bonita, alegre e pra frente. Encontrei ruas largas, lindas, cheias e modernas. Senti-me em Copacabana. Adoraria passar umas férias de verão em Tel Aviv.

Mas, não era bem isso que eu procurava. Pegamos então um táxi e fomos para Jerusalém. Situada nos montes da Judéia é a cidade santa para os muçulmanos, a cidade da paixão de Cristo para os cristãos, a cidade de paz para os hebreus e a cidade dos contos bíblicos da minha infância. Poucos foram, no curso da sua história os seus períodos de paz. Mas particularmente falando, foi o que eu senti ao cruzar os portões de entrada para Jerusalém: Paz de espírito.


No monte do Getsemani existem oito oliveiras que, de tão velhas e retorcidas foram consideradas as descendentes da época de Cristo.

Uma vista belíssima do alto do Monte das Oliveiras

Aqui, contam que Jesus se escondia para ensinar o Pai Nosso. E agora está lá, em todas as línguas o Pai Nosso  para ser lido com toda fé e liberdade.


Aqui está o nosso em português.
 
Muro das Lamentações:  Símbolo da fé hebráica. É lugar de peregrinação para os hebreus do mundo inteiro. É assim chamado porque aqui os hebreus durante o longo exílio podiam voltar uma vez por ano para chorar e lamentar a destruição do Templo. 
Fomos lá, não para lamentar, mas agradecer a oportunidade de poder estar ali.
Mulheres para um lado homens para o outro, e os homens obrigatoriamente tem que usar esse chapeuzinho "tapa careca"
Acho que também pode lamentar através do celular. 
Via Dolorosa é a via por onde Jesus passou carregando a cruz até chegar no Calvário.  O portão de entrada para esta Via é o portão de Damasco. Aqui, sem dúvida, concentra as emoções mais secreta de cada visitante.

 Esta simples pedra de calcário simboliza a "Pedra da Unção", onde sobre o corpo de Jesus, depois de descer da cruz, foi deitado e chorado por Maria antes de ser fechado no sepulcro.
      Aqui, na III estação mostra o lugar onde Jesus carregando a cruz, caiu pela primeira vez.





Capela da ascensão de Cristo.


Depois de fazermos toda a Via Dolorosa, que infelizmente não dá para ilustrar todo o caminho, devido à chatice que é colocar essas fotos, fomos à Belém. Aquela que não é do Pará, mas sim a que fica no meio de toda uma  paisagem bíblica. 
A cidade é feia, pobre e confusa, mas ao mesmo tempo muito interessante.

Basílica da Natividade. Ao fundo a porta da humildade
Estrela de prata que indica o lugar onde Jesus nasceu.
Lugar onde viveu São Jerônimo, tradutor da bíblia do hebráico para o latin

Bom, assim foi a nossa viagem cheia de certezas e dúvidas . Prometemos-nos voltar para conhecer um pouco mais desse mundo de histórias curiosas.

29 comentários:

  1. deve ser de arrepiar passar por todos esses lugares!!!

    ResponderExcluir
  2. Iram sou uma leitora de Blogs, conheci o seu atraves do blog um pouco de mim. Li toda sua história"Que história linda Forte.". Adorei seu blog, mulheres como vc é que faz a diferença. Meu nome Maria Thereza. moro em Goiânia-go- Brasil.

    ResponderExcluir
  3. Amei suas fotos, adorei conhecer todos esses lugares Bíblicos.
    Grande abraço!
    Boa semana!!!

    ResponderExcluir
  4. São lugares lindos, onde a paz se faz presente lindo ler seu testemunho e adoro sua visita em meu blog sabe que é bem vinda bjs

    ResponderExcluir
  5. Minha querida amiga brasileira quase europeia eu a Israel nao vou nem morta nem enrolada em panos nem viva
    jamé
    tenho pavor de arabes

    ResponderExcluir
  6. Oi amiga! Fico imaginando andar pelos mesmos locais onde Jesus andou! Deve ser divino! Tudo tão lindo e conservado! Imaginar a via por onde Jesus carregou acruz! Nossa! Demais! Amo seu blog e agradeço de coração por nos dar a chance de, de alguma forma, conhecer também esse mundo! Que Deus te acompanhe! Beijos, Mi.

    ResponderExcluir
  7. CONTUNDENTE ORÁCULO ELETRONICO ESSE SEU, AMARIA , GIRASSOIS TROCARMOS , EM CAMPOS MEUS
    BZIX
    VIVA A VIDA

    ResponderExcluir
  8. Olá Iram, que lugar bonito. Confesso que nunca me atraiu ir até lá, mas vendo as fotos e sua descriçao, quem sabe... Beijos e uma ótima semana.

    ResponderExcluir
  9. A gente aprende tantas coisas quando viaja, né?
    E é tão interessante como certos lugares tem uma energia acumulada, qua se palpável, né? Tava com saudades das suas histórias. Bjo bjo.

    ResponderExcluir
  10. bom dia iram é sempre bom vir aqui. Teu blog é um passeio bom de dar. Gosto de ti.
    Maurizio

    ResponderExcluir
  11. Iram, gostei dessa sua viagem.

    Obrigado por partilhar não só as palavras mas também as fotos. Ficou muito interessante essa viagem traduzida aqui em jeito de reportagem!

    Bj,


    Rui Pires - OLHAR D'OURO

    ResponderExcluir
  12. Deve ter sido maravilhoso realizar esse sonho! As imagens são perfeitas e os lugares são lindo!
    Obrigada pela visitinha por lá! Beijos

    ResponderExcluir
  13. aqui pousei, para um dia bom te desejar, assim como meus olhos lavar, nesse oráculo eletronico teu, lindo lindo!
    viver é pura magia

    ResponderExcluir
  14. Oi Minha linda, que saudades de você.
    ando meio zonza e não consigo postar comentários.
    Perdoe-me, mas continuo te amando viu?
    Que viagem no tempo hein? Também adoraria conhecer. As fotos estão perfeitas.
    Obrigada por dividir com a gente.

    Bjs no coração!

    Nilce

    ResponderExcluir
  15. Menina,
    vc me deu uma aula, que delícia!
    Qdo fui à Itália, tive a oportunidade de ir até Jerusalém, mas desisti; um dia irei.
    Ah, qdo vc quiser uma mãe "postiça", estou às ordens!!!
    Beijinhos,

    ResponderExcluir
  16. Iram querida
    Nossa, viajei com você por esses lugares. É o meu sonho ir conhecer Jerusalém. Já falei para o meu marido que se for pra ir quando eu já estiver usando bengala, não vai dar rsrsrsrsrs
    Lindas as fotos e tudo que você fotografou.
    beijos

    ResponderExcluir
  17. Um sonho meu tbm!
    Que realizei contigo através destas fotos.
    Sabe que depois que te conheci me considero uma pessoa viajada...srsrsr
    Obrigado Iram
    Estive afastada do blog mas aos poucos estou visitando os amigos.
    Bjs

    ResponderExcluir
  18. Oláa!

    Uma delicia passear por suas fotos, conhecer lugares como que de mãos dadas... rs

    Um beijo enorme e podendo- apareça no Alma.

    Beijo!!

    ResponderExcluir
  19. Às vezes, Iram, somos ludibriados pela imaginação. Já vi muitos documentários sobre a Terra Santa, mas sempre fico com receio de visitá-la. Um dia... talvez eu tome uma decisão. Beijos

    ResponderExcluir
  20. Boa noite Iram!
    Que lugares maravilhosos.
    Poder ver de pertinho por onde Jesus passou, e ter a oportunidade de relembrar toda a história não tem preço, realmente um passeio para ficar para sempre na memória.
    Beijinhos no coração

    Indy

    ResponderExcluir
  21. Querida amiga,
    Existe uma Jerusalém no nosso inonsciente e msm que mts sejam ateus ou agnósticos, a história esta aí, viva a nos tocar.
    Uma bela experiência!
    Lindas as imagens.
    Bjão e bom fds, Iram querida

    ResponderExcluir
  22. Lindas fotos e forma como narrastes esta visita. Tudo muito sincero e rico em detalhes. Em março passado 1o.ooo atletas de todo o mundo participaram da maratona 42 km e o percurso passava por estes lugares historicos. Parabéns pela matéria. Eduardo

    ResponderExcluir
  23. Maravillosa la experiencia de viajar. El intercambio de culturas y de sueños en cada ciudad, en cada persona, nos enriquece!

    Saludos, Foto y Luz

    ResponderExcluir
  24. amiga
    é tão bom realizamos sonhos né
    que seus sonhos continuem
    sendo sempre realizados
    linda semana bjão

    ResponderExcluir
  25. Um sonho concretizado e um relato bem ordenado dos espaços mais importantes da vida de Jesus. Eu, católica praticante tb sonho um dia pisar o mesmo solo que o Mestre, Aquele a quem sigo deste ponto tão distante.
    Boas fotografias e uma reportagem perfeita! Parabens.
    Beijo
    Graça

    ResponderExcluir
  26. Seu relato, sempre muito bom ,chega a ser emocionante. As fotos nos levam até israel.
    Certamente Deus está abençoando você, aí e sua família, também aqui no Brasil.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  27. Bonito relato Iram. Eu ,como vc já sabe, sou atéia, e não vejo como um lugar sagrado, mas como amo história, gosto de saber desses fatos e conhecer esses lugares. Do que eu mais gostei? Das oliveiras milenares, retorcidas e velhíssimas....lindas, nos mostrando que ainda que não estejamos mais aqui, elas estarão! beijos,

    ResponderExcluir
  28. Iram,

    Foi e é sempre lindo viajar com você !
    Emocionante e sem igual ...
    :)


    Bjo Grande



    PS:
    Senti saudades.

    ResponderExcluir
  29. Querida Iram,

    Há quanto tempo, hem! Gostei desta postagem, embroa sendo antiga,como estou vendo, é sobre um luar que pretendo ir: ISRAEl. Imagens lindas. Tudo bem.
    E depois,que tem feito minha amiga?
    Estamos nós aqui, não esqueça de mim.
    Abraços fraternos e calooross do
    Francisco Miguel de Moura

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...